A musicoterapia é a primeira técnica de aproximação com a criança autista. Pode-se considerar que o autista é uma espécie de feto que se defende contra os medos de um mundo externo desconhecido e contra as sensações das deficiências do seu mundo interior. Portanto, é importante trabalhar em etapas com elementos de regressão, ou seja, musicoterapia passiva ou receptiva (o paciente é submetido ao som sem instruções prévias), de comunicação e de integração.
As actividades de musicalização, por exemplo, servem como estímulo à realização e ao controlo de movimentos específicos, contribuem na organização do pensamento, e as actividades em grupo favorecem a cooperação e a comunicação. Além disso, a criança fica envolvida numa actividade cujo objectivo é ela mesma, onde o importante é o fazer, participar, não existe cobrança de rendimento, a sua forma de expressão é respeitada, a sua acção é valorizada, e através do sentimento de realização ela desenvolve a auto-estima.
Sadie Bréscia (2003, p.50) afirma que:
1 comentários:
Adorei, meu filho adora musica, ele ama quando agente canta pra ele!
equipe do caci, bruna, claudia da uma olhada!
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