Teoria Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental baseia-se na estrutura de que um pensamento gera um sentimento que induz a um comportamento. Foca-se no esclarecimento e modificação das distorções que ocorrem nos pensamentos, que são responsáveis pelos sentimentos negativos e que resultam em condutas inadequadas ou causadoras de sofrimento.


A base da Terapia Cognitivo Comportamental é que os sentimentos e os comportamentos são determinados pela maneira que a pessoa estrutura e interpreta o mundo, como pensa, de acordo com as suas crenças. Ao analisar as suas crenças pode modificá-las, afectando o seu desenvolvimento sócio-emocional.


O objectivo é a reestruturação destes pensamentos fazendo com que a pessoa encontre distorções da realidade que possam estar a gerar sofrimento.


Os pensamentos automáticos devem ser analisados com bastante atenção na terapia cognitiva. As razões que levam à criação de certos conceitos podem ser baseadas em intuições distorcidas.A postura do terapeuta é de extrema importância, não podendo ficar escondido atrás da técnica e deixando a relação terapêutica de lado. A confiança e a colaboração são fundamentais.





0 comentários:

Enviar um comentário