Pedopsiquiatra


Quem é?


É o único profissional com habilidades para estabelecer o diagnóstico inicial e prescrever medicações. Trata-se de um médico, com formação especial na pedopsiquiatria (psiquiatria infantil), que também ajuda a criança autista a lidar com as relações sociais e a desenvolver o seu comportamento emocional.


Como intervém no Autismo?


O pedopsiquiatra, enquanto profissional de saúde, e única pessoa habilitada a prescrever medicações, e uma vez que, algumas crianças autistas apresentam mais do que uma perturbação associada ao Autismo, intervirá neste campo mais relacionado com a farmacologia. Não tem um papel tão activo quanto os outros profissionais na intervenção.




Terapeuta da Fala

Quem é?

O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados. Neste contexto, a comunicação humana engloba todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não-verbal. Engloba ainda a prevenção, avaliação e tratamento da deglutição e suas perturbações.


Como intervém no Autismo?

Embora nenhum tratamento seja efectivo em normalizar a fala, os melhores resultados são conseguidos com o início da terapia na idade pré-escolar e que envolve a família junto com os profissionais. O mérito é conseguir que a criança utilize a comunicação funcional, ou seja, que a criança se faça entendida. Para uns a comunicação verbal é possível e alcançável. Para outros, a comunicação por gestos ou por utilização de símbolos ou figuras já é de grande valia. Avaliações periódicas devem ser feitas para encontrar as melhores abordagens e restabelecer as metas de cada criança.





Fisioterapeuta

Quem é?

O fisioterapeuta é um técnico de saúde, responsável pelo tratamento e prevenção das perturbações do funcionamento do músculo esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, com igual actuação na saúde mental.

Como intervém no Autismo?

A sua intervenção assenta numa perspectiva biopsicossocial, e tem em vista a obtenção da máxima funcionalidade dos utentes. Com base numa avaliação sistemática, planeia e executa programas específicos de intervenção, como por exemplo o exercício físico, a hidroterapia e a integração sensorial. A aplicabilidade das técnicas anteriores tem como objectivos principais o aumento das competências motoras grossas e finas, muitas vezes alteradas em crianças com autismo, e a normalização da integração sensorial, a qual pode apresentar-se como hipo ou hipersensibilidade nestas crianças.



Professor de Educação Especial


Quem é?


O professor de educação especial tem como particularidade uma formação específica na área de educandos portadores de necessidades especiais. Como tal, juntar-se-á à restante equipa de profissionais envolvidos directamente no tratamento da criança autista.


Como intervém no Autismo?


São vários os objectivos de intervenção deste profissional de educação, de entre os quais podem referir-se:

• Identificação das necessidades educativas especiais, limitações físicas e desvantagens sociais no quadro do desenvolvimento social e educativo dos alunos;
• Aplicação de técnicas de aconselhamento pedagógico;
• Apoio activo na diversificação de estratégias e de métodos educativos, para promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e dos jovens autistas;
• Proceder a transformações e adaptações do currículo regular decorrentes das necessidades educativas especiais;
• Desenvolver, como docente, programas em áreas específicas de aprendizagem ou no âmbito de intervenções curriculares alternativas para alunos portadores de deficiências de baixa incidência, nomeadamente cegos, surdos ou multideficientes;
• Organizar programas de educação parental e intervir em processos de envolvimento dos pais na educação precoce, na educação escolar e na formação profissional dos seus filhos, nos respectivos projectos de integração educacional e social;
• Intervir na melhoria das condições e do ambiente educativo da escola numa perspectiva de fomento da qualidade e da inovação educativa;
• Dinamizar a concepção e o desenvolvimento de projectos educativos da escola que respondam às características da população escolar e mobilizem os recursos locais existentes;
• Apoiar a formação contínua de professores de ensino regular e cooperar na formação dos professores especializados e dos órgãos de administração e gestão das escolas;
• Apoiar os professores de ensino regular, na sala de aula, em tarefas de diferenciação pedagógica, para uma melhor gestão de turmas heterogéneas em processos de educação inclusiva, numa escola para todos.




Psicólogo

Quem é?

O profissional de psicologia, como o próprio nome da teoria sugere, é um conhecedor da mente humana. Cabe ao psicólogo estudar os fenómenos da mente e do comportamento do homem, com o objectivo de orientar os indivíduos a enfrentar as suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção.


Como intervém no Autismo?

Para Além da intervenção junto à criança e à família, o trabalho de orientação e acompanhamento é essencial aos professores e profissionais que participação nos problemas de aprendizagem, onde são indicando salas de recuperação para fornecer explicação e revista individualizadas. Não esquecer que um trabalho de socialização é muito importante, para evitar o preconceito e a discriminação ainda existentes através de esclarecimento junto às escolas e comunidade em geral. De salientar que o trabalho do psicólogo e da equipe multidisciplinar com a família é essencial pata melhorar a qualidade de vida da criança autista. Todos contribuem esse objectivo e, em especial, o psicólogo, que poderá actuar directamente com os sentimentos, expectativas e desejos para uma vida menos dolorosa e mais suave.








Professor do Ensino Primário

Quem é?
– Professor de ensino primário é, legalmente, um profissional que tem sob sua responsabilidade e orientação uma classe infantil.

Como intervém no Autismo?
– Este tem como competências organizar e aplicar os meios educativos adequados ao desenvolvimento integral da criança (psicomotor, afectivo, intelectual, social, moral). Pode fazer-se acompanhar de um professor de educação especial, o qual, tendo uma aprendizagem especializada em casos particulares como o autismo, poderá criar uma relação de partilha de informações, de modo a que, a sua cooperação em equipa seja mais vantajosa para a criança.