O terapeuta ocupacional habilita para a ocupação de forma a promover a saúde e bem-estar. Com este objectivo, actua, em parceria, com pessoas e organizações para optimizar a actividade e participação. Este promove a capacidade da pessoa desempenhar, de forma satisfatória para o próprio, as ocupações que para si são significativas.
Estuda os factores que influenciam a ocupação humana, intervindo com crianças, adolescentes, adultos e idosos com patologia diversa que comprometa ou coloque em risco um desempenho ocupacional satisfatório e consequentemente, a sua actividade e participação.
Na sua abordagem avalia e intervém a três níveis: na pessoa, na ocupação e no ambiente.
O terapeuta ocupacional desenvolve actividades em instituições de prestação de cuidados de saúde, tanto públicas como privadas, tais como hospitais, centros de saúde e centros especializados, nomeadamente de reabilitação; em instituições de educação, tais como centros de ensino especial, jardins-de-infância, centros de actividades ocupacionais e residências e em instituições particulares de solidariedade social; em lares de 3ª idade, na comunidade, com vista à preparação para a vida activa bem como em centros de investigação de ensino.