Diagnóstico

Diagnóstico

Os pais são os primeiros a notar algo diferente nas crianças com autismo. Desde o nascimento, o bébé pode mostrar-se indiferente à estimulção por pessoas ou objectos, centrando a sua atenção em determinados pormenores. Por outro lado, certas crianças começam com um desenvolvimento normal nos primeiros meses, mas de repente, este transforma-se num comportamento isolado. Contudo, podem passar-se anos para que a família perceba que há algo errado. Nessas situações, os familiares e amigos, costumam reforçar a ideia de que não há nada de errado, pois cada criança tem o seu próprio “jeito”.

Infelizmente, isso atrasa o início de uma educação especial, pois quanto antes se inicia o tratamento, melhor é o resultado. A importância do diagnóstico precoce é notória e deve ser realizado por uma equipa transdisciplinar que envolva todos os elementos que interagem com a criança (pais, técnicos de saúde e educação).

Não há testes laboratoriais ou de imagem que possam diagnosticar o autismo. Assim, o diagnóstico deve ser feito clinicamente através da anamnese (entrevista clínica) e histórico do paciente.

Critérios de Diagnóstico

As informações a seguir servem apenas como referência. O diagnóstico exacto é o primeiro passo importante em qualquer situação. Este pode ser feito apenas por um profissional qualificado que esteja integrado relativamente ao historial do indivíduo.





Diagnóstico Diferencial

O conjunto de caracteristicas que diferenciam o autismo de outras patologias, bem como os seus limites, permitem determinar a identidade da perturbação. Assim, de acordo com a APA (Associação Americana de Psicologia, 2002), o diagnóstico diferencial de Perturbações Autísticas (DSM - IV) deve-se estabelecer com as seguintes perturbações:

- Perturbação de Rett
- Perturbação Desintegrativa da Segunda Infância
- Perturbação de Asperger
- Esquizofenia
- Mutismo Selectivo
- Perturbação da Linguagem Expressiva
- Deficiência Mental
- Perturbação dos Movimentos Esteriotipados



O Diagnóstico Diferencial torna-se importante, uma vez que, algumas das perturbações só podem ser identificadas por este método.