ABA

ABA – Applied Behavior Analysis

O Modelo Applied Behavior Analysis (Análise Aplicada do Comportamento), também conhecido por ABA, pode aumentar, diminuir, melhorar, criar ou eliminar comportamentos previamente observados e identificados segundo critérios de funcionalidade para um determinado indivíduo em relação ao seu ambiente. A habilidade que ainda não faz parte do repertório da criança é ensinada por etapas, iniciando-se com uma instrução ou indicação do terapeuta. A toda resposta correcta dada pela criança, é-lhe oferecido algo agradável, que funciona como um reforçador positivo. Sendo utilizado de forma consistente, este reforçador adquire capacidade de fazer com que a criança repita o mesmo comportamento em busca deste. Com o tempo, o reforço deve ser administrado de forma intermitente, passando este comportamento a fazer parte do repertório da criança sem a necessidade do reforço contínuo do mesmo (Mello, 2003).

As condutas negativas e mesmo disfuncionais apresentadas pela criança não devem ser reforçadas, podendo ser ignoradas, corrigidas ou redireccionadas, buscando-se alternativas de comportamentos funcionais dentro do ambiente social em que a criança vive.

É um método de longa duração e que, portanto, tem alto custo económico, mas que através de treino e instrução, pais e demais pessoas que convivem com a criança autista podem aprender e utilizar, sendo eles mesmos terapeutas auxiliando na aquisição dos comportamentos funcionais à conduta da criança como um todo.





Bibliografia:
http://www.psicologiavirtual.com.br/psicologia/principal/conteudo.asp?id=4121. Consultado dia 10 de Janeiro pelas 10:30h.

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