Hipoterapia

A hipoterapia é um recurso terapêutico, rico em estímulos motores, sensoriais, emocionais e cognitivos. Utiliza-se o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e transdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ ou com necessidades especiais.

A utilização do cavalo como instrumento terapêutico, proporciona um movimento tridimensional, variável, repetitivo, com ritmo e cadência no qual se pode graduar a intensidade e a quantidade de informações sensoriais ao paciente autista.

Na hipoterapia, o apoio físico é dado pelo cavalo através da sua massa corporal e o psicológico pelo terapeuta através do contacto físico, jogo de olhares, linguagem simples e tranquilizadora. O cavalo assume simbolicamente a função protectora que transmite calor, ritmo, balanceio e apoio.
Através de actividades diferenciadas como percursos, jogos e músicas realizadas dentro da sessão terapêutica, ocorre a descoberta do espaço e do potencial da criança devido à gama de informações transmitidas pelo animal face às diversas oscilações corporais e à tentativa constante da manutenção corporal (equilíbrio) em função da activação do sistema vestibular.

Deve observar-se que as crianças autistas têm uma forma diferenciada de se expressar e se comunicar, portanto, é imprescindível dar prioridade à forma de comunicação (evitar linguagem abstracta) a ser utilizada devido ao pensamento concreto que estes pacientes possuem.

Como resposta terapêutica os resultados são benéficos pois estes pacientes apresentam:
- Aumento da tolerância (menos irritadiços);
- Satisfação pessoal demonstrada através de sorrisos e risos:
- Melhoria da percepção corporal;
- Atenção, maior proximidade e contacto com o animal (condução e cuidados);
- Aceitação ao contacto físico e visual;
- Diminuição dos movimentos estereotipados, transformando-os em movimentos funcionais.








Bibliografia:
http://www.indianopolis.com.br/si/site/1145. Consultado a 29 de Dezembro de 2008, pelas 19.30h.





0 comentários:

Enviar um comentário