Musicoterapia

A musicoterapia é considerada uma ciência paramédica que estuda a relação do homem com o som/música. "A influência fisiológica e psicológica do som no cérebro traz inúmeros benefícios à pessoa.” Esta, através da pesquisa sobre a vida e o ambiente no qual está inserido o paciente, procura identificar e equilibrar o seu ritmo interno (Santos, L.)

A musicoterapia é a primeira técnica de aproximação com a criança autista. Pode-se considerar que o autista é uma espécie de feto que se defende contra os medos de um mundo externo desconhecido e contra as sensações das deficiências do seu mundo interior. Portanto, é importante trabalhar em etapas com elementos de regressão, ou seja, musicoterapia passiva ou receptiva (o paciente é submetido ao som sem instruções prévias), de comunicação e de integração.

As actividades de musicalização, por exemplo, servem como estímulo à realização e ao controlo de movimentos específicos, contribuem na organização do pensamento, e as actividades em grupo favorecem a cooperação e a comunicação. Além disso, a criança fica envolvida numa actividade cujo objectivo é ela mesma, onde o importante é o fazer, participar, não existe cobrança de rendimento, a sua forma de expressão é respeitada, a sua acção é valorizada, e através do sentimento de realização ela desenvolve a auto-estima.

Sadie Bréscia (2003, p.50) afirma que:

Em suma:



http://www.autistas.org/musicoterapia.html Consultado a 29 de Dezembro de 2008, pelas 18.24h.

Bréscia, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. (2003)São Paulo: Átomo.

1 comentários:

raysa murucci disse...

Adorei, meu filho adora musica, ele ama quando agente canta pra ele!
equipe do caci, bruna, claudia da uma olhada!

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