TEACCH

TEACCH - Tratamento e Educação para Crianças Autistas e com Distúrbios Correlatados da Comunicação.

TEACCH foi desenvolvido nos anos 60 no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, e hoje é utilizado em várias partes do mundo. Este foi desenvolvido pelo Dr. Eric Schoppler, e actualmente, tem como responsável o Dr. Gary Mesibov.

TEACCH é individualizado centrando-se na criança, e tendo em conta os seus interesses e necessidades. Este recorre a uma avaliação chamada PEPR (Perfil Psicoeducacional Revisado). O TEACCH baseia-se na organização do ambiente físico ao estabelecer rotinas através da utilização de quadros, agendas e sistemas de trabalho, assim, o ambiente é adaptado de forma a tornar mais fácil a sua compreensão por parte da criança. Este método, ao estabelecer tarefas e ao organizar o ambiente, tem como objectivo desenvolver na criança uma independência funcional, que lhe permita passar grande parte do seu tempo ocupando-se de forma independente. De salientar ainda, que este método também tem em conta a família sendo a participação dos pais vital para desenvolver habilidades de comunicação, socialização e lazer.

Uma das críticas ao TEACCH está relacionada à sua utilização em crianças de alto nível de funcionamento, sendo por vezes acusado de “robotizar” as crianças devido às rotinas estabelecidas. No entanto, na prática, este método tem vindo a provar o contrário, apresentando resultados muito positivos.

Em baixo, pode ver algumas fotografias de aplicação do TEACCH.






Bibliografia

Gikovate, C. (s.d.). Método TEACCH para pais. Consultado no dia 12 de Janeiro de 2009, em http://www.carlagikovate.com.br/index_arquivos/Page790.htm

Urbanski, L. (2008). O Método TEACCH - Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children. Consultado no dia 12 de Janeiro de 2009, em http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/articles/article.php?id=270

0 comentários:

Enviar um comentário