TEACCH foi desenvolvido nos anos 60 no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, e hoje é utilizado em várias partes do mundo. Este foi desenvolvido pelo Dr. Eric Schoppler, e actualmente, tem como responsável o Dr. Gary Mesibov.
TEACCH é individualizado centrando-se na criança, e tendo em conta os seus interesses e necessidades. Este recorre a uma avaliação chamada PEPR (Perfil Psicoeducacional Revisado). O TEACCH baseia-se na organização do ambiente físico ao estabelecer rotinas através da utilização de quadros, agendas e sistemas de trabalho, assim, o ambiente é adaptado de forma a tornar mais fácil a sua compreensão por parte da criança. Este método, ao estabelecer tarefas e ao organizar o ambiente, tem como objectivo desenvolver na criança uma independência funcional, que lhe permita passar grande parte do seu tempo ocupando-se de forma independente. De salientar ainda, que este método também tem em conta a família sendo a participação dos pais vital para desenvolver habilidades de comunicação, socialização e lazer.
Uma das críticas ao TEACCH está relacionada à sua utilização em crianças de alto nível de funcionamento, sendo por vezes acusado de “robotizar” as crianças devido às rotinas estabelecidas. No entanto, na prática, este método tem vindo a provar o contrário, apresentando resultados muito positivos.
Em baixo, pode ver algumas fotografias de aplicação do TEACCH.
0 comentários:
Enviar um comentário