CIF

CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

A CIF é um método de avaliação que pertence à classificação internacional desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Estas classificações proporcionam um sistema que inclui uma vasta informação sobre saúde, utilizando uma linguagem universal, permitindo a comunicação entre várias disciplinas e ciências em todo o mundo. O principal objectivo da CIF é estabelecer o perfil de funcionalidade do indivíduo, identificando todas as competências funcionais e limitações deste. Assim, a CIF completa o CID-10 que fornece informação com base etiológica.

Organização da CIF




Planificação da Avaliação

A avaliação é realizada por uma equipa pluridisciplinar e envolve três fases distintas:

- Recolha de informação pertinente;
- Análise conjunta da informação;
- Tomada de decisão.

Esta equipa pluridisciplinar pode ser constituída por docentes do departamento de Educação Especial, professores de turma ou disciplina, elementos do serviço técnico-pedagógico de apoio aos alunos e profissionais de saúde como terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeuta, pedopsiquiatra e terapeuta da fala. Os pais ou encarregados de educação também fazem parte destas equipas tendo um papel muito importante no processo de avaliação e intervenção.


CIF – Crianças e Jovens

Recentemente foi desenvolvida uma classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde dirigida para crianças e jovens (CIF-CJ) uma vez que as crianças e jovens têm formas de funcionamento diferentes dos adultos pois apresentam ambientes e áreas de participação diferentes. Esta classificação visa documentar o perfil intra-individual da criança na saúde e funcionalidade classificando-o através do CID e o CIF em conjunto e permite gerar planos de intervenção ou tratamento. No entanto, a CIF-CJ ainda não tem sido muito utilizada em Portugal, mas começa a ter aplicações.




0 comentários:

Enviar um comentário