Check Lists



Childhood Autism Rating Scale (CARS):

Consiste em 15 questões de diferentes áreas apropriadas para crianças com mais de 24 meses de idade. As questões centram-se nos três aspectos fulcrais do autismo e são classificadas numa escala de 7 pontos para cada um dos itens, do normal à anomalia severa do comportamento, nos quais os resultados dependem das características pessoais da criança e dividem-se em três categorias: não autismo, autismo moderado e autismo severo (Lippi, 2005; Marques, 1998; Pereira, 1996).

Checklist for Autism in Toddlers (CHAT):

Tem duas secções, a primeira é uma escala de 9 questões sim/não para pais, e 5 itens de observação que são preenchidos pelo médico. É aplicado a crianças de cerca de 18 meses com elevado risco genético, pois permite um diagnóstico precoce deste tipo de perturbações (Golse, Haag &Bullinger, 2000; Gillberg, Merdin, Ehlers, 1996; Lippi, 2005; Pereira, 1996). Tem como itens: o jogo intencional, apontar prodeclarativo (usar o apontar apenas para obter aquilo que pretende, sem intenção de mostrar ou partilhar algo de interessante), atenção partilhada, interesse social, jogo social.
Parece não ser apropriado ao espectro mais amplo das PEA.

Autism Behaviour Checklist (ABC):

Tem como objectivo diferenciar crianças autistas de outras com deficiência mental severa, cegas-surdas e com perturbações emocionais (Marques, 1998; Lippi, 2005).
Consiste em 57 descrições de comportamento, subdivididas em 5 áreas sintomáticas: sensorial, interacção, uso de objectos e conhecimento corporal, linguagem e sociabilidade.
A análise tem como suporte 1049 checklists de indivíduos autistas dos 18 meses aos 35 anos (Marques, 1998).

Autism Diagnostic Interview (ADI):

É a mais adequada para a confirmação do diagnóstico clínico inicial do autismo (Lord, 1994).
É composta por um questionário dirigido aos pais que fornece um quadro detalhado do desenvolvimento em três áreas: linguagem e comunicação, desenvolvimento social e jogo (Lippi, 2005).

Gilliam Autism Rating Scale (Gars):

Esta escala permite identificar e diagnosticar o autismo, fornecendo uma classificação quantitativa e qualitativa quanto à probabilidade do sujeito ser autista. Também pode ser utilizada na avaliação de problemas comportamentais graves. Inclui quatro subtestes: comportamentos estereotípicos, comunicação, interacção social e problemas de desenvolvimento.

Autism Diagnostic Observation Schedule – Generic (ADOS-G):

É um teste de observação usado para identificar comportamentos sociais e de comunicação atrasados. É constituído por 4 módulos diferentes, graduados de acordo com o nível da linguagem e do desenvolvimento.





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