Planear o Futuro


A transição do jovem autista ou com outra perturbação do espectro autista para a vida adulta, que implica responsabilidades, maturidade e emprego, é uma etapa da vida deste experienciada com muita ansiedade e inquietação. Assim, é de extrema importância a preparação prematura do jovem para esta fase da sua vida.


A declaração de Salamanca estabelece que os jovens com necessidades educativas especiais devem ser auxiliados na sua transição da escola para a vida adulta para que esta seja efectiva. Assim, as escolas têm o dever de apoiar estes jovens para que se tornem economicamente activos e devem promover a aquisição de competências necessárias para o desempenho das actividades da vida diária e de competências que permitam responder às exigências sociais e de comunicação e às expectativas da vida adulta. (Declaração Salamanca pág. 34)


É importante que ocorra um processo de orientação do jovem que implica diversas mudanças na sua vida e que são essenciais para a sua integração na sociedade. Esta transição requer alterações nas relações, nas rotinas e na auto-imagem do jovem. Acima de tudo, o jovem necessita de definir objectivos e de identificar o papel que querem desempenhar na sociedade. (International Labour Office pág 5 e 6)
Uma transição do jovem para a vida adulta eficaz implica uma participação contínua do aluno, o envolvimento da sua família, a coordenação de todos os serviços e uma boa colaboração com o sector do emprego. (European Agency, 2001)





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