A preparação precoce do futuro destes adultos na sua juventude para facilitar a sua transição para a fase adulta é determinante para que consigam emprego ao atingirem esta fase das suas vidas. No entanto, existem alguns aspectos que são relevantes nesta transição, nomeadamente, a existência e implementação de medidas, políticas e práticas, a participação activa do aluno e o respeito pelas suas escolhas, o desenvolvimento adequado de um programa educativo individual, o envolvimento e cooperação entre todos os profissionais envolvidos, o relacionamento entre a escola formadora e o mercado de trabalho
A promoção da aquisição de certas competências, por estes adultos, que contemplem áreas chave indispensáveis a uma inserção sustentada na vida activa é essencial para a sua formação como futuros trabalhadores. O desenvolvimento de competências funcionais como as de autonomia para o desempenho das actividades da vida diária, de comunicação, de utilização adequada de recursos comunitários, de gestão do tempo e do dinheiro, de organização da ocupação de tempos livres, de manutenção da saúde física, de resolução de problemas, de exercício do direito de escolha e de participação do jovem na definição do seu projecto de vida são determinantes para a entrada destes adultos no mundo do trabalho.
0 comentários:
Enviar um comentário